Justamente por ser desconhecido, o Oceano Atlântico despertava a imaginação e o medo, que contudo, não foram maiores do que o desejo de muitos navegadores de buscar lucro e riquezas em outras terras.
Gravura do século XVI, feita pelo geográfo alemão Sebastian Münster, acerca dos monstros que habitavam o "Mar Tenebroso" |
A centralização política portuguesa e a presença de uma rica burguesia que deseja acabar com o monopólio italiano no comércio de produtos orientais, são alguns dos fatores que explicam o pioneirismo português. A utilização de novas tecnologias como a bússola e a caravela, a localização geográfica e a prática de atividades pesqueiras também influenciaram decisivamente sua expansão.
Mapa-mundi do século XV |
A partir da exploração do "Mar Tenebroso", que não acabava em abismos ou possuía monstros devoradores de embarcações, os portugueses iniciaram o processo de expansão marítima, que transformou não apenas a história de Portugal como a de todas as civilizações que passaram a ter contato com os povos europeus. Foi a partir de então, que o mundo começou a ficar pequeno.