segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A expansão marítima e o Oceano Atlântico: o mar que de "Tenebroso" passou a "Maravilhoso"!





Por volta do século XV, o formato da Terra ainda não era um consenso entre os estudiosos da época. Muitos imaginavam-na plana como um disco, onde os mares terminariam em um abismo infinito. Além disso, os marinheiros acreditavam na existência de monstros terríveis, que podiam afundar qualquer navio que ousasse se afastar da costa ou do mar Mediterrâneo.




Justamente por ser desconhecido, o Oceano Atlântico despertava a imaginação e o medo, que contudo, não foram maiores do que o desejo de muitos navegadores de buscar lucro e riquezas em outras terras. 

Gravura do século XVI, feita pelo geográfo alemão Sebastian Münster, acerca dos monstros que habitavam o "Mar Tenebroso"


A centralização política portuguesa e a presença de uma rica burguesia que deseja acabar com o monopólio italiano no comércio de produtos orientais, são alguns dos fatores que explicam o pioneirismo português. A utilização de novas tecnologias como a bússola e a caravela, a localização geográfica e a prática de atividades pesqueiras também influenciaram decisivamente sua expansão. 

Mapa-mundi do século XV


A partir da exploração do "Mar Tenebroso", que não acabava em abismos ou possuía monstros devoradores de embarcações, os portugueses iniciaram o processo de expansão marítima, que transformou não apenas a história de Portugal como a de todas as civilizações que passaram a ter contato com os povos europeus. Foi a partir de então, que o mundo começou a ficar pequeno.



Você pode se interessar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...