O sistema de prensa, desenvolvido no século XV pelo alemão Johannes Gutenberg possibilitou a utilização de uma mesma matriz para imprimir um grande número de cópias. Em consequência disso, o preço das publicações baixou e o número de leitores aumentou consideravelmente.
A prensa de Gutenberg |
A criação desse sistema influenciou decisivamente na difusão dos valores humanistas, no contexto do Renascimento, favorecendo também a divulgação das ideias de Lutero e a doutrina protestante, que se espalharam rapidamente por diversos países da Europa. Panfletos e folhetos foram os primeiros meios de comunicação de massa, em uma época de transformações decisivas no pensamento ocidental.
Tipos móveis em chumbo |
O primeiro livro impresso na Europa foi a Bíblia, em latim com fonte gótica, que imitava a escrita manual, possuía 42 linhas organizadas em duas colunas e com traços decorativos feitos a mão. Destas quase 200 publicações restaram 48 exemplares, espalhados por museus em diferentes países.
Gutenberg buscou inspiração nas prensas usadas para extrair o suco da uva para criar esse sistema de prensa gráfica. entretanto, um método semelhante de impressão por meios móveis já havia sido inventado pelos chineses séculos antes, mas essa é outra história.
História, Sociedade e Cidadania, de Alfredo Boulos Júnior. Editora FTD, 2009.