quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A imprensa e os primeiros meios de comunicação de massa



O sistema de prensa, desenvolvido no século XV pelo alemão Johannes Gutenberg possibilitou a utilização de uma mesma matriz para imprimir um grande número de cópias. Em consequência disso, o preço das publicações baixou e o número de leitores aumentou consideravelmente.

A prensa de Gutenberg

A criação desse sistema influenciou decisivamente na difusão dos valores humanistas, no contexto do Renascimento, favorecendo também a divulgação das ideias de Lutero e a doutrina protestante, que se espalharam rapidamente por diversos países da Europa. Panfletos e folhetos foram os primeiros meios de comunicação de massa, em uma época de transformações decisivas no pensamento ocidental.  

Tipos móveis em chumbo
No processo de montagem da página, os caracteres individuais eram organizados um por um manualmente. Formavam-se as palavras e frases de cada linha, completando uma página inteira, que era usada como matriz para a impressão de várias cópias. O papel ou pergaminho era colocado em contato com os caracteres e a tinta, sob os quais era prensado com um prato de platina. Essa etapa - a prensa - deu nome ao processo de produção que usava matrizes de tipos metálicos móveis e que foi gradativamente substituindo as cópias manuais.


O primeiro livro impresso na Europa foi a Bíblia, em latim com fonte gótica, que imitava a escrita manual,  possuía 42 linhas organizadas em duas colunas e com traços decorativos feitos a mão. Destas quase 200 publicações restaram 48 exemplares, espalhados por museus em diferentes países.


Gutenberg buscou inspiração nas prensas usadas para extrair o suco da uva para criar esse sistema de prensa gráfica. entretanto, um método semelhante de impressão por meios móveis já havia sido inventado pelos chineses séculos antes, mas essa é outra história.




Página de uma das primeiras  Bíblias
impressas por  Gutenberg





História, Sociedade e Cidadania, de Alfredo Boulos Júnior. Editora FTD, 2009.

Você pode se interessar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...